quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Logística Internacional: O que aprendemos com a crise?



Estou certo que ninguém aguenta mais falar sobre crise, o vocábulo mais utilizado nos últimos 12 meses. Claro que, hoje o mundo está mais aliviado do que um ano atrás, quando a perplexidade assombrou empresas e pessoas. E aí que eu faço a diferença entre o IMPREVISTO e o IMPROVÁVEL. Certamente esta crise está na categoria do “IMPROVÁVEL” por isso não foi considerada em nenhuma previsão de investimento ou de queda no mercado internacional.

O binômio Comércio e Logística Internacional nunca esteve tão forte comparado ao passado e nunca esteve tão fraco se olharmos um futuro tão próximo. Por quê? Porque o “Comércio Exterior” sempre foi tratado com foco exclusivamente comercial, porém, estou certo que a crise definitivamente está ensinando que um produto somente tem seu valor agregado no momento em que é recebido pelo cliente nas condições de qualidade e prazo estabelecidos nas condições comerciais (incoterms).


Clique aqui e veja o artigo na íntegra.


Por: José Geraldo Vantine
Profissional pioneiro em Logística no Brasil e na América Latina, que vem acumulando larga experiência na are desde 1972.

Nenhum comentário:

Postar um comentário