segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

São Sebastião: porto em expansão


Quem milita no comércio exterior há mais de quatro décadas já perdeu a conta de quantas vezes ouviu que o Porto de São Sebastião irá se transformar num grande complexo portuário capaz de se rivalizar ou ao menos desafogar o tão concorrido Porto de Santos. Talvez a definição não fosse exatamente essa – a de grande complexo portuário –, mas já nos anos 60 se ouvia muito que São Sebastião tinha tudo para se transformar num porto tão importante quanto o de Santos. Foi por essa época que lá se instalaram unidades da Petrobras.

Bem feitas as contas, a vocação portuária de São Sebastião talvez remonte ao início do século XVIII, à época em que se criou a capitania de São Paulo e Minas do Ouro, sucessora da capitania donatarial de São Vicente, ao tempo em que a febre do ouro tomava os campos de Minas e o metal precioso era escoado – ilegal ou legalmente – por Parati e outros atracadouros da região.

Foi, porém, na década de 1940 que se começou mais efetivamente a discutir planos de expansão para o Porto de São Sebastião, sem que tivessem tido seqüência. Ainda agora o governo do Estado vem de anunciar que o Porto de São Sebastião será ampliado em mais de um milhão de metros quadrados, com a abertura de concorrência pública para a instalação de oito terminais privados de líquidos, sólidos, contêineres e veículos de apoio ao setor petrolífero.  As licitações deverão estar concluídas até o final do primeiro semestre de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário